• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Negócios

Gamificação é estratégia para melhorar o engajamento de equipes

By Redação Zumm on 28 de março de 2024

Case em agência de comunicação mostra como essa estratégia pode ser usada pelas empresas em iniciativas que vão além da busca por mais produtividade

No Brasil, a cada 10 pessoas, sete afirmaram ter se divertido com algum tipo de jogo eletrônico em 2023, de acordo com a Pesquisa Game Brasil. Com essa informação em mente, muitas empresas passaram a adotar a gamificação com diversos propósitos.

O conceito propõe o uso de vários aspectos dos jogos para outras finalidades, como na educação e no mundo corporativo, em especial nas atividades de Recursos Humanos. As iniciativas costumam buscar mais produtividade, engajamento de equipe ou enriquecer a interação entre os times.

Sendo um exemplo bem-sucedido, a Agência Páprica Comunicação inventou a “papricoin”, que é distribuída aos colaboradores quando entregam tarefas consideradas importantes, como dar feedbacks aos colegas, finalizar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) ou concluir um projeto. Ao acumular moedas e cumprir alguns requisitos, é possível resgatar prêmios na “lojinha de papricoins”.

Os prêmios são variáveis: de eletrônicos (como e-readers), passando por vouchers para serviços (massagens) e compras em aplicativos e até visitas a restaurantes. “Um dos maiores benefícios que sentimos foi o aumento de feedbacks entre os pares. Essa estruturação fez com que as pessoas organizassem as suas agendas para falar sobre trabalho com os colegas”, conta Amanda Hecke, coordenadora de Operações e Pessoas da agência.

Os resultados percebidos pela Páprica explicam o porquê o mercado de gamificação para empresas está em plena expansão, conforme a consultoria Research and Markets. Em 2023, este segmento global tinha um tamanho estimado em US$18 bilhões e deve alcançar US$22,45 bilhões em 2024, representando um crescimento de 24,4%.

“Sentimos que as pessoas estão mais familiarizadas com a lógica dos games, o que abre inúmeras oportunidades para as empresas, como as que adotamos na agência. É, sem dúvida, um tipo de experiência que pode ser levada também para os nossos clientes, adequando a estrutura, o planejamento e o conteúdo dos games”, ressalta Amanda.

engajamentoestratégiaGamificaçãoprodutividade
Posted in Negócios.
Share
PreviousSIP Tapas Bar: a experiência que faltava em Ribeirão Preto
NextIguatemi Ribeirão Preto e Bild promovem programação especial de Páscoa

Leia também

  • José Luiz Felicio Filho, presidente da VOEPASS | Crédito: Rafael Cautella

    José Luiz Felicio Filho ensina e inspira com caso VOEPASS

    No último sábado, 23 de março, o presidente da VOEPASS Linhas Aéreas, …

  • Ricardo Amorim | Foto: Divulgação

    A Reforma Sindical mostra o caminho para uma boa reforma política

    Instituições fortes constroem países fortes. No Brasil, grande parte das instituições foi …

  • Circuito 100% online reúne mais de 20 experts em vendas

    Zé Delivery, iFood, TOTVS, Chilli Beans, Mercado Pago, entre outras empresas, estarão …

  • Versão BR completa 21 anos com nova sede

    Agência especializada em comunicação governamental, celebra aniversário com expansão e nova campanha …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco