• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Negócios

Gamificação é estratégia para melhorar o engajamento de equipes

By Redação Zumm on 28 de março de 2024

Case em agência de comunicação mostra como essa estratégia pode ser usada pelas empresas em iniciativas que vão além da busca por mais produtividade

No Brasil, a cada 10 pessoas, sete afirmaram ter se divertido com algum tipo de jogo eletrônico em 2023, de acordo com a Pesquisa Game Brasil. Com essa informação em mente, muitas empresas passaram a adotar a gamificação com diversos propósitos.

O conceito propõe o uso de vários aspectos dos jogos para outras finalidades, como na educação e no mundo corporativo, em especial nas atividades de Recursos Humanos. As iniciativas costumam buscar mais produtividade, engajamento de equipe ou enriquecer a interação entre os times.

Sendo um exemplo bem-sucedido, a Agência Páprica Comunicação inventou a “papricoin”, que é distribuída aos colaboradores quando entregam tarefas consideradas importantes, como dar feedbacks aos colegas, finalizar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) ou concluir um projeto. Ao acumular moedas e cumprir alguns requisitos, é possível resgatar prêmios na “lojinha de papricoins”.

Os prêmios são variáveis: de eletrônicos (como e-readers), passando por vouchers para serviços (massagens) e compras em aplicativos e até visitas a restaurantes. “Um dos maiores benefícios que sentimos foi o aumento de feedbacks entre os pares. Essa estruturação fez com que as pessoas organizassem as suas agendas para falar sobre trabalho com os colegas”, conta Amanda Hecke, coordenadora de Operações e Pessoas da agência.

Os resultados percebidos pela Páprica explicam o porquê o mercado de gamificação para empresas está em plena expansão, conforme a consultoria Research and Markets. Em 2023, este segmento global tinha um tamanho estimado em US$18 bilhões e deve alcançar US$22,45 bilhões em 2024, representando um crescimento de 24,4%.

“Sentimos que as pessoas estão mais familiarizadas com a lógica dos games, o que abre inúmeras oportunidades para as empresas, como as que adotamos na agência. É, sem dúvida, um tipo de experiência que pode ser levada também para os nossos clientes, adequando a estrutura, o planejamento e o conteúdo dos games”, ressalta Amanda.

engajamentoestratégiaGamificaçãoprodutividade
Posted in Negócios.
Share
PreviousSIP Tapas Bar: a experiência que faltava em Ribeirão Preto
NextIguatemi Ribeirão Preto e Bild promovem programação especial de Páscoa

Leia também

  • LIDE Futuro Ribeirão Preto e Camilo Barros promovem bate-papo sobre as tendências discutidas no SXSW23

    Evento reuniu jovens líderes de relevantes empresas da cidade na tarde da …

  • VOEPASS para Fernando de Noronha

    Novos voos da VOEPASS facilitam viagens pela região Nordeste

    A partir desta quarta-feira, 5 de julho, a VOEPASS começou voos ligando …

  • Empresária que começou como depiladora lança curso para mulheres

    Poliana Sicchieri, criadora de produto usado em todo o Brasil e no …

  • Vendas por e-commerce crescem cerca 36% nos dois últimos anos

    Pesquisa ‘MCC-ENET’ aponta um crescimento maior que 12% somente no primeiro trimestre …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco