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Negócios

Marketing digital 2024: no que apostar?

By Redação Zumm on 5 de fevereiro de 2024

Especialista comenta algumas tendências de marketing digital que moldarão as conexões e os negócios durante o ano

No universo do marketing, antecipar-se e adaptar-se às tendências é essencial para garantir resultados. “Desde o surgimento de novas plataformas até a transformação na abordagem de interação com o consumidor, o cenário digital se torna mais desafiador a cada ano que passa”, aponta Renan Vargas, CEO da Agência de marketing e comunicação Páprica.

Responsável pelo desenvolvimento de campanhas para grandes marcas como Magnetron, Marista Brasil, Alegra Foods e Docol, o especialista comenta algumas tendências de marketing digital que moldarão o panorama empresarial durante 2024:

Inteligência Artificial (I.A.)

Sem dúvidas, um dos assuntos mais comentados em 2023 e que seguirá como forte tendência este ano. “A I.A. desempenha um papel crucial na realização e automação de tarefas, otimizando processos e liberando tempo para que os profissionais de marketing foquem em estratégias mais criativas e inovadoras”, explica Vargas. Ao incorporar a inteligência artificial no marketing digital, as empresas podem aprimorar a segmentação de audiência, melhorar a eficácia das campanhas publicitárias e aprimorar a experiência do cliente, impulsionando assim o sucesso nas estratégias de marketing.

Experiência e comunicação humanizada

Estabelecer conexões genuínas entre marcas e consumidores se torna cada vez mais essencial para empresas que desejam se destacar dos concorrentes. “Humanizar a marca e a experiência de compra ou serviço não apenas cativa o público, mas também contribui para a construção de uma imagem de marca autêntica e memorável”, comenta o especialista. O UGC (User Generated Content) seguirá como forte estratégia em 2024, permitindo que, em um mercado cada vez mais saturado, empresas se destaquem da concorrência transmitindo autenticidade e uma personalidade única.

Marketing ético

Consumidores estão cada vez mais conscientes e a percepção de uma marca como ética e responsável pode ser um diferencial competitivo, ajudando a construir uma reputação sólida. “O marketing ético envolve considerar o impacto social e ambiental das atividades da empresa, demonstrando um compromisso com causas relevantes. Consumidores estão mais propensos a se tornarem clientes fiéis quando percebem que a marca compartilha dos mesmos valores éticos que eles”.

Influencers reais

“No cenário digital, onde a autenticidade é valorizada pelos consumidores, a colaboração com influencers ‘da vida real’, sobretudo os micro e nano influencers, proporciona uma abordagem genuína, contribuindo para o fortalecimento da imagem da marca, do senso de comunidade e para o estabelecimento de relações duradouras com os consumidores”, argumenta o CEO.

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