• Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco
Portal Zumm
Mercedes-Benz 300 SL Coupé | Crédito: Divulgação
Autos

Primeiro carro com portas “asas de gaivota” completa 70 anos

By Redação Zumm on 6 de fevereiro de 2024

O modelo Mercedes-Benz 300 SL Coupé, considerado um supercarro esportivo, se tornou um ícone no mundo automotivo

Em 6 de fevereiro de 1954, na abertura do Salão Internacional de Automóveis de Nova York, nos EUA, a Mercedes-Benz surpreendeu o público mundial com um modelo que parecia saído dos filmes futuristas e um dos seus primeiros superesportivos: o 300 SL. O grande choque foi provocado pelas portas com abertura em forma de asa de gaivota, ou seja, que abriam para cima – e únicas em um veículo de produção na época.

Mercedes-Benz 300 SL Coupé | Crédito: Divulgação
Mercedes-Benz 300 SL Coupé | Crédito: Divulgação
Mercedes-Benz 300 SL Coupé | Crédito: Divulgação
Mercedes-Benz 300 SL Coupé | Crédito: Divulgação

O design exterior do 300 SL remetia ao modelo de competição de 1952 e as portas de abertura para cima foram inspiradas na versão das pistas (W194). O 300 SL Coupé recebeu seu próprio número de série do modelo, o W198.

As portas em forma de asa de gaivota exigiram várias soluções específicas de design e construção. As molas, montadas no topo e alojadas em elegantes tubos cromados, eram discretas, mas essenciais.

As janelas retangulares do 300 SL eram removíveis e podiam ser transportadas no porta-malas: Uma alavanca liberava o mecanismo de retenção. O suprimento de ar fresco era, portanto, “tudo ou nada”. Também havia pequenas janelas de quartos giratórias para auxiliar na ventilação.

Mercedes-Benz 300 SL Coupé | Crédito: Divulgação
Mercedes-Benz 300 SL Coupé | Crédito: Divulgação
Mercedes-Benz 300 SL Coupé | Crédito: Divulgação

Outra consequência das portas inovadoras foi o design do volante, que podia ser girado para baixo e permitir um acesso mais fácil ao compartimento para os pés. Uma pequena alavanca no cubo liberava e travava o volante. Mesmo assim, entrar no Coupé não era exatamente uma tarefa simples.

A maçaneta externa da porta era um detalhe atraente e funcional. Uma leve pressão fazia com que a alça se dobrasse para fora, onde um leve puxão fazia a porta se abrir de forma elegante e aerodinamicamente eficaz.

Os modelos atuais da Mercedes-Benz revisitaram esse princípio: eles têm maçanetas de porta embutidas, as quais se estendem automaticamente assim que a chave do veículo está nas proximidades e, se retraem novamente, assim que o carro é travado ou colocado em movimento.

Os 300 SL “Asa de Gaivota” e Roadster atraíram clientes e fãs em todo o mundo. Foram produzidas 1.400 unidades do 300 SL Coupé entres os anos de 1954 a 1957, e 1.858 da versão Roadster.

asas de gaivotaMercedes-Benz 300 SL Coupéportas que abrem para cima
Posted in Autos.
Share
PreviousIngressos à venda: Ivete Sangalo fará “a festa” em Ribeirão Preto
NextManu Paiva Decorações celebra 10 anos transformando sonhos em festas

Leia também

  • Réplica de carro de F1 no RibeirãoShopping | Crédito: Divulgação

    Réplicas de carros de F1 e itens customizados ganham exposição gratuita

    A “Fórmula Design & Best of The Best” tem peças desenvolvidas pelo …

  • Equipe da Ontake Toyota Ribeirão Preto | Crédito: Rafael Cautella

    Ontake prova excelência ao atingir os mais altos padrões Toyota

    As concessionárias de Ribeirão Preto e Barretos conquistaram a nota máxima em …

  • Volvo investe R$ 10 mi na primeira fase da instalação de eletropostos no Brasil

    Enquanto a Volvo não mede esforços para a eletrificação de seus modelos, …

  • Mantenha a pintura do seu carro sempre em dia

    Tão obrigatória quanto limpar o carro rotineiramente, a proteção da pintura é …

© 2025 Grupo Zumm
  • Grupo Zumm
    • Zumm Xper
    • Zumm Films
    • Revista Life Zumm
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Arq&Decor
    • Autos
    • Beleza & Bem-estar
    • Cidade
    • Cultura
    • Curiosidades
    • Direito
    • Educação
    • Esportes
    • Eventos
    • Gourmet
    • Mercado Imobiliário
    • Moda
    • Negócios
    • Pet
    • Qualidade de Vida
    • Saúde
    • Solidariedade
    • Sustentabilidade
    • Tecnologia
    • Viagens
    • Vida Social
  • Contato
    • Fale conosco