Na medida em que os hábitos evoluem, os condomínios se adaptam às novas exigências dos moradores, investindo cada vez mais em soluções tecnológicas
Os avanços da tecnologia têm impactado o comportamento dos consumidores. Atualmente, para comprar uma casa ou apartamento, por exemplo, é possível em poucos minutos pesquisar online, comparar preços, ver contratos digitais e fazer tours virtuais pelos imóveis. E também já se vai além: propostas de experiência real, de morar por um dia no apartamento mobiliado, como um verdadeiro incentivo para a tomada de decisão.
Nesse mundo cada vez mais conectado, as pessoas estão se tornando mais exigentes, buscando agilidade e personalização em todos os aspectos de suas vidas em um movimento está impulsionando o mercado a realizar constantes adaptações, especialmente com a aplicação de soluções tecnológicas.
“As casas inteligentes são um exemplo claro dessa transformação. Na medida em que os hábitos evoluem, os condomínios também se adaptam, investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para atender às novas necessidades dos moradores”, comenta Elton Matos, CEO da Airlocker, franquia brasileira de armários inteligentes.
Com as inovações tecnológicas, novos serviços personalizados surgem, proporcionando aos moradores de casas e apartamentos uma experiência mais eficiente e segurança, além de favorecer a expansão do mercado imobiliário. De acordo com um estudo da Mordor Intelligence, o setor no Brasil deve crescer 5,4% ao ano até 2029.
Mas quais são essas inovações? O CEO listou três soluções tecnológicas para o dia a dia que já fazem parte dos condomínios residenciais modernos:
Controle de acesso digital
As chaves estão se tornando coisas do passado. Antes, a novidade era a fechadura digital, mas agora já existem os sistemas de controle de acesso por smartphones, que permitem aos moradores desbloquearem suas portas diretamente pelo celular.
“Esse controle digital também permite a entrada de visitantes à distância. Por exemplo, se algum parente chegou para te visitar, mas você ainda não chegou do trabalho, é possível permitir a entrada dele mesmo estando em outro lugar”, esclarece Elton.
Armários inteligentes
Também conhecidos como “smart lockers”, os armários inteligentes contam com uma operação simples: o consumidor escolhe um armário como ponto de entrega e quando a encomenda é depositada, o destinatário recebe uma notificação, via app ou WhatsApp, com um código de acesso único ou QR code.
“Esses dispositivos oferecem conveniência e segurança para os moradores porque reduzem o risco de entregas deixadas em áreas comuns, que podem ser danificadas ou alvo de furtos, além de possibilitar a retirada do item no dia/horário ideal do consumidor”, explica o executivo.
Mercadinhos autônomos
São lojas em que os consumidores podem realizar compras de necessidade básica sem a necessidade de interação com atendentes. A tecnologia está no DNA destes espaços, visto que usam sistemas de identificação dos itens, câmeras de monitoramento, totens de autoatendimento ou mesmo aplicativos para processar o pagamento de forma 100% digital.
“Os mercados autônomos estão cada vez mais populares entre os moradores de condomínios, graças à comodidade de ter diversos produtos como comidas e bebidas sem precisar sair de casa”, comenta o CEO.
Soluções tecnológicas impõem mudanças ao mercado imobiliário
Na medida em que os hábitos evoluem, os condomínios se adaptam às novas exigências dos moradores, investindo cada vez mais em soluções tecnológicas
Os avanços da tecnologia têm impactado o comportamento dos consumidores. Atualmente, para comprar uma casa ou apartamento, por exemplo, é possível em poucos minutos pesquisar online, comparar preços, ver contratos digitais e fazer tours virtuais pelos imóveis. E também já se vai além: propostas de experiência real, de morar por um dia no apartamento mobiliado, como um verdadeiro incentivo para a tomada de decisão.
Nesse mundo cada vez mais conectado, as pessoas estão se tornando mais exigentes, buscando agilidade e personalização em todos os aspectos de suas vidas em um movimento está impulsionando o mercado a realizar constantes adaptações, especialmente com a aplicação de soluções tecnológicas.
“As casas inteligentes são um exemplo claro dessa transformação. Na medida em que os hábitos evoluem, os condomínios também se adaptam, investindo cada vez mais em soluções tecnológicas para atender às novas necessidades dos moradores”, comenta Elton Matos, CEO da Airlocker, franquia brasileira de armários inteligentes.
Com as inovações tecnológicas, novos serviços personalizados surgem, proporcionando aos moradores de casas e apartamentos uma experiência mais eficiente e segurança, além de favorecer a expansão do mercado imobiliário. De acordo com um estudo da Mordor Intelligence, o setor no Brasil deve crescer 5,4% ao ano até 2029.
Mas quais são essas inovações? O CEO listou três soluções tecnológicas para o dia a dia que já fazem parte dos condomínios residenciais modernos:
Controle de acesso digital
As chaves estão se tornando coisas do passado. Antes, a novidade era a fechadura digital, mas agora já existem os sistemas de controle de acesso por smartphones, que permitem aos moradores desbloquearem suas portas diretamente pelo celular.
“Esse controle digital também permite a entrada de visitantes à distância. Por exemplo, se algum parente chegou para te visitar, mas você ainda não chegou do trabalho, é possível permitir a entrada dele mesmo estando em outro lugar”, esclarece Elton.
Armários inteligentes
Também conhecidos como “smart lockers”, os armários inteligentes contam com uma operação simples: o consumidor escolhe um armário como ponto de entrega e quando a encomenda é depositada, o destinatário recebe uma notificação, via app ou WhatsApp, com um código de acesso único ou QR code.
“Esses dispositivos oferecem conveniência e segurança para os moradores porque reduzem o risco de entregas deixadas em áreas comuns, que podem ser danificadas ou alvo de furtos, além de possibilitar a retirada do item no dia/horário ideal do consumidor”, explica o executivo.
Mercadinhos autônomos
São lojas em que os consumidores podem realizar compras de necessidade básica sem a necessidade de interação com atendentes. A tecnologia está no DNA destes espaços, visto que usam sistemas de identificação dos itens, câmeras de monitoramento, totens de autoatendimento ou mesmo aplicativos para processar o pagamento de forma 100% digital.
“Os mercados autônomos estão cada vez mais populares entre os moradores de condomínios, graças à comodidade de ter diversos produtos como comidas e bebidas sem precisar sair de casa”, comenta o CEO.
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